top of page

A Realidade Virtual construída com e sem equipamento.

O que é a realidade virtual em si?

Jogador de realidade virtual

        Falando pessoalmente, tinha em mente que a realidade virtual era somente experiências relacionadas diretamente com o óculos VR. A pedidos do professor, primeiro assisti ao filme O Jogador nº1, que é um filme clássico onde os mocinhos vencem os vilões nos minutos finais e os protagonistas se apaixonam e vivem felizes para sempre. O filme se passa no futuro, meados de 2040, e toda a humanidade prefere viver no OASIS ao invés da vida real. O OASIS é um jogo que permite uma realidade virtual idealizada, você pode ser quem quiser e o que quiser.

        O começo do filme complementou a minha ideia literal de que era necessário o óculos VR para acessar a realidade virtual, apesar de mostrar outros materiais como uma esteira. No decorrer do filme, o personagem principal compra alguns outros atributos para complementar a experiência, o que me intrigou foi uma roupa que servia para sentir o que o personagem sentia. Na hora que vi, achei que aquilo ia muito além da nossa realidade, mas pesquisando depois, para a minha surpresa, descobri que esse equipamento já existe.

        O filme mostra os lados bons da realidade virtual, como amizade, o amor e outras coisas. Mas também, mostra o perigo de se expor no meio virtual, como quando o personagem principal diz seu verdadeiro nome e os vilões vão atrás dele na vida real.

       Logo após, também como sugestão do professor, assisti ao 1º episódio da 1º temporada de Westworld. A série percorre um caminho totalmente oposto ao filme, ela é um pouco mais macabra e mostra (pelo menos no 1º episódio) como o avanço da tecnologia pode ser perigoso. A série trata de um "parque de diversões" virtual, onde você paga para entrar nesse universo e pode fazer o que quiser, incluindo crimes como estupro e assassinato. O episódio acontece e ao longo da uma hora de série, não vemos nenhum equipamento como óculos, esteira, roupas, nada. Essa realidade alternativa é criada através de "rôbos".

       Depois da discussão em sala, percebi que não necessariamente precisamos de equipamentos super tecnológicos para criar uma realidade virtual, pois o termo ganhou novo significado pra mim, sendo tudo que cria uma sensação de realidade diferente da que vivemos. Como exemplo palpável, temos o próximo exercício, que somente por um áudio binaural foi possível imaginarmos um ambiente, dar rosto aos personagens e sentirmos o que o personagem sentia.

BIBLIOGRAFIA:

Adoraria conhecer você

Vila Prudente - São Paulo, SP
bia.menegon@hotmail.com

(11) 99611-4830

  • Ícone do Instagram Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Obrigado pelo envio!

© 2021 por Beatriz Menegon.

bottom of page